quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Israel ou "Palestina"?

Vemos em muitas Bíblias e também em outras literaturas mapas da terra de Israel com o nome de "Palestina". É curioso como certas pessoas insistem em usar um nome que não é o verdadeiro nome da terra. Mas todo esse empenho será intencional? ou não? Muitos escritores o fazem até mesmo sem refletir sobre a seriedade desse fato. Por isso, vamos refletir um pouco sobre o assunto.

Na época dos Patriarcas, o território onde hoje é o Estado de Israel chamava-se Canaan - Gn 12.1, 5; 16.3; 17.8; 23.8-9, 15-18; 24.62; 28.1, 10; 31.3

Ya' acov (Jacó) vivencia uma experiência com o Eterno e tem sua vida transformada dali por diante - Gn 28.10-17 (D' us se manifesta a ele.); 28.18-22 (Ya' acov faz um voto ao Eterno para Servi-LO); 32.9-12 (Ele ora ao Eterno); 33.18-20 (Compra um pedaço de terra dos filhos de Chamor, pai de Shechem [Siquém]); 35.1-7 (Edifica um altar ao Eterno) ; 35.9-15 (Recebe a confirmação da mudança de seu nome para Israel e ergue um monumento de pedra e adora ao Eterno em Bet El).

A partir de então todos os descendentes de Ya' acov serão identificados como povo de Israel. A fé no Eterno será o elo que unirá este povo.

Percebemos até aqui que os Patriarcas estabeleceram-se na terra que o Eterno lhes prometera - Canaan. Avraham (Abraão) marca o início da posse da terra quando compra o campo de Machpelá - Gn 23.16-18.

Quando Yehoshua (Josué) entra com o povo em Canaan (pois o povo havia se ausentado da terra por causa da fome, e mais tarde foi escravisado em Mitsraim, Egito, para dar continuidade ao
seu estabelecimento na mesma, então cada Tribo de Israel (descendentes dos filhos de Israel) passa a ocupar um pedaço de terra em Canaan - Js 14.1-5. Contudo, a conquista prosseguiu através de guerras que travavam com os povos pagãos que restaram ali.

Yehoshua (Josué) e o povo reúnem-se em Shechem e fazem confirmação de servir ao Eterno - Js 24.-25, 26, 31-32.

David conquista Yerushalayim e a faz capital de seu reino - 2 Sm 5.

Shlomoh (Salomão) constrói o Beit Hamicdash (Templo) em Yerushalayim - 1 Rs 8.1.

Após a morte de Shlomoh (Salomão), o reino é dividido em dois: Israel, ao norte e Y'hudah (Judá), ao sul.

Mais tarde, Israel é levado cativo para Assíria e depois Y'hudah (Judá) para a Babilônia. Contudo, com a queda da Babilônia pelo poder Persa, o reino de Y'hudah começa a ser restaurado em sua terra com a recontrução da cidade de Yerushalayim, mesmo sob domínio Persa, todavia, os judeus tinham certa liberdade, e assim desenvolveram sua vida religiosa no Beit Hamicdash (Templo)

A partir daí, a terra dos judeus passa a ser chamada de Terra de Y'hudah (Terra de Judá), ou   Y'hudah (Judeia) como na época de Yeshua - Ed 1.2-3; Nee 4.5, 17; At 1.8

No ano 70, com a invasão do exército romano sob a liderança do general Tito, os romanos tomam Y' hudah (Judeia) à força, mudando seu nome para "Palestina" e à Yerushalayim chamaram de "Aelia Captolina". Tudo isso foi feito para trazer humilhação para os judeus.

Tendo sido os judeus expulsos de sua terra, se bem que sempre houve um pequeno n° presente na região; no séc. IV a religião romana começa a disseminar suas doutrinas pagãs pelo mundo através dos tempos; além de ter tido a ousadia de construir estabelecimentos, na terra dos judeus, que representavam sua religião pagã.

Após muito sofrimento e muita luta, o povo de Israel, mesmo enfrentando os povos que tentaram impedi-lo de retornar a sua terra (ressalto aqui a participação da Grã-Bretanha , Inglaterra, neste vergonhoso empenho), conseguiram, aos poucos, retornar e reconstruir sua terra.

Em 1948, enfim, os judeus vêem com seus próprios olhos a profecia do retorno e restauração em sua terra, se cumprir pelo poder do Eterno!

Assim, a terra recebe o nome de: Estado de Israel e sua capital - Yerushalayim!

Podemos observar no mapa-múndi e ver lá o país de Israel, mas não há em nenhum lugar um país chamado "Palestina". Simplesmente porque tal país não existe! Então por que certas pessoas insistem em denominar assim o Estado de Israel em "alguns" mapas isolados, bem como na maioria da Bíblias e algumas outras literaturas?! Há nisto uma atitude antissemita? ou é uma atitude desatenta com relação a este fato?

Acredito que muitas pessoas têm essa atitude movidas por um sentimento realmente antissemita (sabendo que este é um sentimento plantado pelo adversário de nossas almas), mas por outro lado entendo também que há pessoas que agem assim por não conhecerem a veracidade das história e, inocentemente, agem ignorando o verdadeiro nome da terra dos judeus, sem contudo, serem antissemitas.

Sendo assim, cabe trazer a história de Israel ao conhecimento de todos e à memória de muitos, pontuando esta questão para que cada um reflita e tenha a oportunidade de se posicionar conscientemente. Os antissemitas, talvez, continuem insistindo na mentira, porém as pessoas que ignoravam esta questão poderão conhecer e chamar a terra dos judeus pelo seu verdadeiro nome: Estado de Israel!

"Eis que não descuida, nem dorme o Guardião de Israel! O Eterno é a tua guarda." Tehilim 121.4,5a



Shalom!

Hadassah Chai (Tatiana Calado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário