quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A Alma e o Sh'má

Quem somos e por que existimos? D'us nos criou para Sua glória. Fomos criados pelas mãos de D'us e existimos para o Seu louvor; contudo Ele nos dotou de livre arbítrio para que pudéssemos louvá-lo expontaneamente, de todo o nosso coração.          

O ser humano é livre para escolher como viverá; e quando ele escolhe servir a D'us e andar em sintonia com a Sua vontade, vive a vida com qualidade elevada e com isso faz bem a sua própria essência, isto é, a sua alma.


Entendamos melhor esta questão:

Segundo alguns estudiosos, a alma é sibdividida em cinco partes:

1) Yechida - É a vontade de D'us em criar o ser.

2) Chaya - É o "ar" antes de ser soprado por D'us.

Estas duas partes acima citadas, não estão internalizadas no ser humano, mas o cercam, emitem "luzes" de inspiração a cada pessoa.

3) Nefesh - É o sopro de D'us.

4) Ruach - Anima o corpo humano (espírito).

O Ruach está ligado ao coração (sentimentos. A fala reforça as emoções, por isso ela é a expressão do Ruach. O Ruach é decisivo da personalidade).

5) Neshamah - É a totalidade da alma.

A Neshamah está ligada à mente humana (entendimento puro, moral, lógica, razão).

Vejamos como tudo isto se conecta:

O pensamento puro internalizado na mente ( Neshamah) é interligado pelo Ruach (coração) que se movimenta constantemente fazendo a conexão com a Neshamah e com a Nefesh (membros). Assim o Ruach (coração) internaliza sentimentos elevados e a Nefesh (membros) gera atitudes em sintonia com este processo conectivo.

Neste sentido, analisemos a importância e profundidade do Sh'má:

D'us diz:

"Escuta Israel! (os ouvidos estão ligados à cabeça, mente - Neshamah) o Eterno é nosso D'us, o Eterno é Um! E amarás ao Eterno, teu D'us, com todo o teu coração (Ruach), com toda a tua alma (Nefesh) e com todas as tuas posses (Neshamah - totalidade). E estarão estas palavras que eu te ordeno hoje, no teu coração (Ruach), e as inculcarás a teus filhos, e delas falarás (expressão do Ruach) sentado em tua casa e andando pelo teu caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. E as atarás como sinal na tua mão (Nefesh - para praticar, ação) e serão por tefilin entre os teus olhos (Neshamah - cabeça, mente, pensamentos) e as escreverás nas mezuzot de tua casa e nas tuas portas (marcar sua casa, sua família - passar de geração em geração)." Devarim 6.4-9


Através do Sh'má podemos refletir sobre a importância dos ensinamentos de D'us para nós e para nossa família. D'us nos deu as mitsvot para nos elevarmos espiritualmente e moralmente para o nosso próprio bem. Demonstramos nosso amor a D'us observando, com prazer, suas mitsvot, as quais são a alegria do nosso coração!                                                   




"Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei; de todo o coração a cumprirei. Guia-me pela vereda dos teus mandamentos pois nela me comprazo. (...) Não tires da minha boca a palavra da verdade, pois tenho esperado nos teus juízos Assim, observarei de contínuo a tua lei, para todo o sempre. E andarei com largueza, pois me empenho pelos teus preceitos. Também falarei dos teus testemunhos na presença dos reis e não me envergonharei. Terie prazer nos teus mandamentos, os quais eu amo.Para os teus mandamentos, que amo, levanterai as mãos e meditarei nos teus decretos. (...)Baixem sobre mim as tuas misericórdias, para que eu viva; pois na tua lei está o meu prazer. (...)Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia! (...) Admiráveis são os teus testemunhos; por isso, a minha alma os observa., (...) Abro a boca e aspiro, porque anelo os teus mandamentos. (...) Puríssima é a tua palavra; por isso, o teu servo a estima. (...)A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a própria verdade. (...)Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço. Espero, Eterno, na tua salvação e cumpro os teus mandamentos. A minha alma tem observado os teus testemunhos, eu os amo ardentemente. (...) A minha língua celebre a tua lei, pois todos os teus mandamentos são justiça. (...) Suspiro, Eterno, por tua salvação; a tua lei é todo o meu prazer."   Tehilim 119.34-35, 43-48, 77, 97, 129, 131, 140, 142, 165-167, 172, 174



HaShem nos convida constantemente, na Torah, a observar Suas mitsvot, as quais não são pesadas, nem inalcançáveis, pois Ele mesmo diz:

"Porque este mandamento que eu hoje te ordeno, não te é encoberto nem está longe de ti. Não está nos céus para dizeres: Quem sibirá por nós aos céus, que o traga a nós e nos faça ouvi-lo, para que o observemos? Nem está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que o traga a nós e nos faça ouvi-lo, para que o observemos? Pois a coisa está muito perto de ti, na tua boca e no teu coração, para que a observes." Devarim 30.11-14

Para o nosso próprio bem:

" E agora, ó Israel, qual é a coisa que pede o Eterno, teu D'us, de ti? Senão que temas ao Eterno, teu D'us, que andes em todos os Seus caminhos, ames e sirvas o Eterno, teu D'us, com todo o teu coração e com toda a tua alma; que guardes os mandamentos do Eterno e os Seus estatutos que eu te ordeno hoje, para o teu bem."   Devarim 10.12-13

Yeshua citou o Sh'má reconhecendo-o como o primeiro e maior mandamento - Mattityahu 19.17

E o segundo semelhante a este está em Vayicrah 19. 18, o qual Yeshua também citou - Mattityahu 22..36-38

Toda a Torah e os profetas estão baseados nestas duas mitsvot. Nossa vida também deve estar assim baseada para que tenhamos qualidade de vida!

Baruch HaSHem!

Shalom!

Hadassah Chai (Tatiana Calado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário