Há uma história que muitos não gostam de comentar, nem sequer de ouvir falar, é a história dos judeus e judias descendentes, cahamados B'nei Anussim, que por termos tido nossa identidade judaica ''ocultada'' pela Inquisição fomos tolidos de vivermos nossa fé e cultura de maneira livre e completa! A questão contudo é que, quando descobrimos nossa origem, tudo começa a fazer sentido, passamos a entender melhor o motivo pelo qual nos identificamos com certos costumes judaicos, o amor por Erets Israel, o sentimento de familiaridade e prazer no cumprimento das mitsvot, e principalmente, a fé e amor irrestrito ao D'us de Israel, o Criador!
Contudo, muitos judeus e judias que para sua sorte não descendem de famílias que sofreram os resultados da Inquisição e por conseguinte não tiveram seus nomes mudados, nem foram forçados a vierem uma vida ''assimilada'' pelo catolicismo, mesmo que ''aparentemente'', agem de maneira a negar a judaicidade de seus irmãos judeus, e mais, tentam influenciá-los a não dar importância a esta questão, isto é, a sua história! Seria isso uma ''Nova Inquisição''?! ainda que inconsciente, talvez? não proposital..., porém, manifestada tentando matar os sentimentos de uma alma judaica?! D'us nos livre disso! Que o Eterno de Israel cancele tais atitudes e seus maus propósitos. Neste sentido, uma analogia pode ser feita: Assim como os cristãos quiseram ''anular'' a identidade do povo judeu, mais intensamente, nos séculos XVI - XVII, assim também há judeus querendo ''interromper'' o processo de resgate identitário de seu próprio povo, a saber: os descendentes, chamados B'nei Anussim! Tal ''manifestação'' tem se dado de forma sutil em nossos dias, porém esta manifestação não deterá a restauração da identidade judaica dos B'nei Anussim! E o sentimento das almas judaicas não morrerão, mas viverão! e sua restauração identitária será feita a todos os judeus e judias que assim desejarem e aos que D'us quiser que assim se faça, pois que Ele mesmo é quem está a frente de seu povo neste processo restaurador. Aleluiah!
O D'us de Israel cumprirá o Seu desígnio e restaurará todas as coisas, inclusive a história de Seu povo. Esta busca pela restauração está na alma de cada judeu e judia, por isso somente D'us, o Criador tem domínio sobre tal. Nunca vimos em toda a história tantos judeus e judias descobrindo sua identidade e empenhando-se para restaurá-la, aos trancos e barrancos, com ou sem reconhecimento da comunidade judaica ''oficial'', e ainda tendo que enfrentar críticas por toda a parte.
É curioso como tenho conhecido pessoas, que como eu, têm descoberto sua identidade judaica, e o modo pelo qual a restauração identitária tem sido feita é praticamente a mesma: Aproximação pela fé ao D'us de Israel, o desejo de cumprir as mitsvot por Ele nos dada em Sua Torah, a identificação cultural, os costumes familiares relacionados, os sobrenomes também relacionados, enfim, um conjunto de fatores que somados colaboram para esta restauração. Há um mover de D'us na Terra sobre o povo judeu neste sentido. Baruch HaShem!
Há quem não dê importância a sua história, mas é tipico dos judeus darem importância a sua genealogia, vide as Sagradas Escrituras com seus registros genealógicos! Qual o significado disso? pode alguém perguntar! Digo pelo menos dois que estão interligados por sentido semelhante: O prazer de sentir-se no aconchego de seu lar, como quando alguém que viveu muito tempo longe de casa e retorna, ou como quando alguém que viveu toda uma vida como estrangeiro e peregrino sobre a terra e enfim descobre o caminho de casa!
Shalom!
Hadassah Chai (Tatiana Calado)
!תודה אדוני! אני אוהבת אותך! ברוך אתה אדוני
Nenhum comentário:
Postar um comentário