domingo, 17 de abril de 2011

Pessach !

Pessach, Festa da Libertação Física e Espiritual, Festa da vida!

[Shemót (Êxodo) Capítulo11 e 12]

"E este dia será para vós por lembrança, e o celebrareis como festa para o Eterno em vossas gerações; como estatuto perpétuo o celebrareis. (...) E direis: Sacrifício de Pessach é para o Eterno, que saltou sobre as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, mas as nossas casas livrou. (...) E foi neste mesmo dia, que tirou o Eterno aos filhos de Israel da terra do Egito, por seus exécitos."   Shemót 12.14, 27, 51

É a Festa da libertação Física porque porque D'us, o Criador, libertou nosso povo, os judeus, da escravidão do Egito e conservou com vida os primogênitos de cada família israelita, bem como os de seus animais, quando a décima praga acometeu os egipcios, levando a morte todos os seus primogênitos atingindo também o primogênito de cada um de seus animais.

Naquele dia, o Eterno, D'us de Israel, ordenou que os hebreus (judeus), matassem um cordeiro e aspergissem seu sangue nos umbrais e na verga de suas portas. Este sangue serviu de sinal da proteção de D'us sobre Seu povo, livrando-os do anjo da morte que passou por cima das casas dos hebreus, não podendo atingi-los.

Após o pôr-do-sol, D'us ordenou que cada família de Seu povo, em suas casas, comessem a carne assada do cordeiro que havia sido imolado com ervas amargas e pães asmos (sem fermento), pois o pão foi feito às pressas e por isso não houve tempo para a levedura de sua massa. Este é o Pessach do Eterno!

D'us ordenou que esta cerimônia fosse realizada anualmente de geração em geração para sempre! Para que se trouxesse a memória o livramento que Ele deu ao Seu povo, conservando os primogênitos com vida e livrando Seu povo da escravidão do Egito.


O pão asmo simboliza o pão da pobreza, devido a vida que levaram durante a escravidão; as ervas amargas simbolizam o sofrimento da escravidão e o cordeiro simboliza o livramento que D'us deu através do seu sangue que serviu de sinal nos umbrais e na verga das portas, ordenando que o povo comesse de sua carne assada.






                                                                          
É a Festa da Libertação Espiritual porque muitos anos mais tarde, D'us faz cumprir a profecia há muito predita, enviando o Mashiach, Yeshua, conforme relatado em Yesha'iahu (Isaías) 53. Ele, Yeshua é a mão forte e o braço estendido do Eterno, o Seu yad chazacah uvzrôa n'tuiah! ( יד חזקה ובזרע נטויה  ) Yeshua morreu num dia de Pessach como "Cordeiro de D'us". Seu sangue vertido no madeiro faz, assim, expiação pelos nossos pecados e nos livra da morte eterna, seu corpo foi pregado na estaca por amor de nós, como corban (sacrifício) nos concedendo assim vida eterna, plena, para o serviço de D'us.

"...e a quem foi revelado o braço do Eterno?... Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si, e nós o reputávamos por aflito, ferido de D'us e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos trás a paz estava sobre ele, e pelas suas pisadura fomos sarados. (...) Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado para o matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. (...) Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, ..." Yesha'iahu (Isaías) 53

É a Festa da Vida porque como já dito anteriormente, D'us conservou os primogênitos do Seu povo com vida e ainda nos dá vida eterna através de Seu Filho, Yeshua HaMashiach! Vida eterna é a vida em plena comunhão com D'us para sempre!

Vale lembrar, ainda, que Yeshua participou do Pessach antes de morrer e três dias após sua morte, ele ressuscitou, está à direita de D'us e voltará, conforme as profecias, para instituir o reino do Eterno aqui na Terra, mas isto é um assunto para uma outra postagem...

"(... ) 'Como vocês sabem, Pessach terá início daqui a dos dias, e o Filho do Homem será entregue e pregado numa estaca de execução.' (...) No primeiro dia da festa das matsot, os talmidim vieram a Yeshua e lhe perguntaram: 'onde quer que lhe preparemos o seder?' (...) Quando anoiteceu, Yeshua estava reclinado à mesa com os doze talmidim. Enquanto estavam comendo, ... 'Quem mergulha  a matsah no prato, comigo, é o que me trairá. O Filho do Homem morrerá, como prediz o Tanach, (...) Enquanto comiam, Yeshua pegou a matsah , disse a b'rachah, partiu-a, e a deu aos talmidim, dizendo: 'Peguem e comam; isto é o meu corpo! Ele também pegou um cálice de vinho, disse a b'rachah, e o deu a eles dizendo: 'Bebam dele todos vocês! Porque este é o meu sangue, que confirma a Nova Aliança, meu sangue derramado a favor de muitos, para que tenham os pecados perdoados. Eu lhes digo que não beberei deste 'fruto da videira' novamente até o dia em que beberei o vinho novo com vocês no Reino de meu Pai.' Depois de terem cantado o Hallel, saíram para o monte das oliveiras."  Mattityahu 26.2, 17, 20, 23-24, 26-30

Chag Pessach Sameach!

Hadassah Chai (Tatiana Calado)


Para quem estiver interessado, segue abaixo um link que disponibiliza a Hagadah de Pessach:

http://issuu.com/gbcreative/docs/apostila_hagadah_pessach

2 comentários:

  1. Tah bem explicado.. hehe... ^^ (Ronaldo)

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo, espero que esta mensagem sirva de edificação para sua vida. Pois este é o propósito, edificar vidas. Baruch HaShem!

    ResponderExcluir